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Tanto o marketing quanto a comunicação necessitam de dados e informações consistentes e atualizadas para que possam realmente funcionar como desejamos.
A pesquisa e a busca de informações dos seus públicos, do seu próprio mercado e dos mercados que você escolheu atender é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Dados e informações são coisas muito distintas. O dado é uma fotografia isolada de uma determinada realidade, enquanto a informação é análise de diversos dados (fotografias) que nos fornece subsídios suficientes para a tomada de uma ação. Conheça também a consultoria de marketing e comunicação.
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Entenda Como funciona
1. Identificando e formulando a Oportunidade/Problema de Pesquisa
PROBLEMA DE PESQUISA DE MARKETING é uma declaração das informações específicas que um tomador de decisão precisa para ajudar a solucionar problemas de decisão gerencial.
2. Criar o projeto de pesquisa
PROJETO DE PESQUISA é o plano a ser seguido para atender aos objetivos da pesquisa de marketing, ou seja, a estrutura para resolver um problema específico. Basicamente podemos escolher por dois caminhos distintos:
1- ESTUDOS DESCRITIVOS são os que respondem à perguntas quem, o quê, quando, onde e como. São indicados para descrever um fenômeno.
2- ESTUDOS CAUSAIS são os que examinam se uma variável gera ou determina o valor de outra. São indicados para que possamos responder os “porquês” de determinado fenômeno. São indicados para explicar os fenômenos observados.3.Escolher o método de pesquisa
A escolha correta do método de pesquisa é crucial para que possamos atingir os objetivos pretendidos com a pesquisa. Basicamente temos três métodos distintos:
1. LEVANTAMENTO é o método de pesquisa na qual o observador interage com os entrevistados para coletar fatos, opiniões e atitudes.
2. PESQUISA DE OBSERVAÇÃO é o método de pesquisa descritiva que monitora as ações dos entrevistados sem uma interação direta com eles.
3. EXPERIMENTOS é o método de pesquisa ideal para medir a causalidade na qual uma ou mais variáveis são modificadas pelo pesquisador, enquanto ele observa o efeito da(s) mudança(s) em outra variável.
4. Selecionar o procedimento de amostragem
Nesta fase determinamos o correto procedimento de amostragem que a pesquisa escolhida deve utilizar. Temos dois tipos de procedimentos de amostragem: as probabilísticas e as não-probabilísticas.
1. AMOSTRAS PROBABILÍSTICAS são subconjuntos de uma população que asseguram uma seção cruzada representativa a cada elemento da população uma chance diferente de zero de ser selecionado. São amostras mais precisas com o conhecimento quantitativo do universo de pesquisa.
2. AMOSTRAS NÃO-PROBABILÍSTICAS são subconjuntos de uma população nos quais pouca ou nenhuma tentativa é feita para assegurar uma seção cruzada representativa. São amostras menos precisas sem o conhecimento quantitativo do universo de pesquisa.
5. Definição das técnicas amostrais
Quando se pretende conhecer alguns aspectos de uma população ha dois caminhos a seguir, ou se pesquisam todos os seus elementos, e neste caso o estudo é chamado de censo, ou apenas uma amostra deles, a partir da qual se estimam os dados a respeito de toda a população Neste caso, o estudo é chamado de pesquisa.
1. AMOSTRA é a seleção de alguns elementos da população e sua analise pode proporcionar relevantes informações de toda a população. A amostra precisa ser devidamente calculada e selecionada para que realmente represente toda a população.
2. CENSO é a coleta de dados de todos os elementos da população.
6. Coleta de dados
A coleta dos dados da pesquisa podem ser feita de diferentes maneiras, com entrevistas, com formulários, com grupos focais ou auditorias.
1. ENTREVISTAS: um profissional de pesquisa vai até o entrevistado e aplica um questionário ou utiliza um roteiro de pesquisa pré definido.
2. FORMULÁRIOS: neste caso um formulário é enviado ao entrevistado e ele mesmo preenche as respostas às perguntas pré definidas.
3. AUDITORIA: um profissional vai até o entrevistado, observa in loco a realidade do “entrevistado”.
7. tabulação e análise de dados
Após a coleta dos dados, a etapa seguinte no processo de pesquisa é a análise dos dados. A finalidade dessa análise é interpretar a massa de dados coletados e formular conclusões a partir dela. Para isso, o pesquisador de marketing poderá usar técnicas que vão de uma simples análise de freqüência até complexas multivariações.
8. Escrever e apresentar o relatório
Feita a análise dos dados e já tendo sido transformados em informações, nesta fase vamos escrever e apresentar os resultados da pesquisa. É aqui que as conclusões que serão realmente utilizadas para determinação de ações de marketing e comunicação.
9. Recomendações ao cliente
Os relatórios podem descrever e explicar os fenômenos, mas é aqui que a experiência de marketing e comunicação para advogados de nossa consultoria faz toda diferença. Vamos apontar soluções possíveis e caminhos a ser tomados para que os objetivos de marketing e comunicação realmente funcionem.
VANTAGENS
Compreensão da realidade dos seus públicos de interesse
Conhecimento de um público selecionado
Entender como pensa e o que seu público de interesse quer
Compreensão de quem interessa
mostra a realidade atual de seu público de interesse
informações atualizadas
Permite conhecimento do público que lhe interessa
Customização
Permite a tomada de ação com informações sólidas
Assertividade