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E-book o marketing jurídico
Aaaahhh esse tão incompreendido marketing. Nele tudo tudo cabe. Gostam de colocar a palavra marketing em tudo e o tempo todo. É verdade que ele tem se transformado ao longo anos, mas sua essência permanece intacta. O termo marketing vem do inglês “market” que significa “mercado”, portanto ele existe para entender o as dinâmicas dos mercados e os comportamentos das pessoas que compram produtos e serviços destes mercados.
O marketing nasce da necessidade de compreender os desejos e necessidades das pessoas, para então produzir produtos e formatar serviços que satisfaçam esses desejos e necessidades.
O E-book o marketing jurídico vai lhe ajudar a entender um pouco mais profundamente esse funcionamento do marketing quando a serviço dos serviços advocatícios.
O E-book o marketing jurídico É UMA VISÃO NOSSA DO MARKETING PARA ADVOGADOS.
Quando se fala em marketing um nome sempre nos vem à cabeça Philip Kotler. Acadêmico e consultor de marketing há décadas, Kotler é o principal divulgador do marketing pelo mundo, porém, ao contrário do que muitos acreditam, KOTLER NÃO INVENTOU OS FAMOSOS 4Ps ou marketing mix, muito menos os 4 Ps são o próprio marketing. Os 4 Ps (Product, Price, Place, Promotion) compõem uma forma didática que o professor Edmund Jerome McCarthy (E. JErome McCarthy) da Universidade Estadual de Michigan usou para facilitar os estudos de marketing em seu mais famoso livro: Marketing Básico: uma visão gerencial, de 1960 e publicado no Brasil em 1976 pela Zahar Editores em 2 volumes.
Nas palavras do autor na versão brasileira (p.14):
“O planejamento da estratégia de marketing, inclusive a elaboração de um Marketing Mix (mas não a implementação cotidiana), é enfatizado no livro para dar ao estudante uma visão ampla do Micromarketing. Entretanto, esse planejamento tem lugar dentro de um ambiente social e político dinâmico, que afeta o sistema de Macromarketing; assim sendo, dedica-se especial atenção ao efeito deste ambiente sobre o sistema de Macromarketing (e vice-versa).” |
O E-book o marketing jurídico, que você está prestes a baixar, é uma visão de marketing não sistêmica, isto é, não traz a teoria completa aplicável (e nem seria possível em tão pouco espaço), mas vai proporcionar a você leitor uma visão conceitual do marketing para advogados que está intimamente ligado ao marketing de relacionamento e ao nosso LRM (Legal Relationship Marketing). VocÊ pode saber mais sobre o LRM no E-book LRM o verdadeiro caminho do marketing jurídico e no artigo CRM e LRM a serviço do escritório jurídico.
SE É TÃO BOM POR QUE É DE GRAÇA?
Fácil de responder. Durante toda minha vida acreditei em fazer um trabalho bem feito, delegar atividades e ensinar caminhos. Não acredito em segredos do sucesso; aliás, acredito em um apenas: TRABALHO PLANEJADO E ESTRUTURADO. Fora isso não conheço nenhum segredo. Esse E-book o marketing jurídico vai lhe ajudar a entender como o marketing pode ser aplicado na advocacia da melhor maneira possível dentro de nossa realidade.
POSSO FAZER O MARKETING DO MEU ESCRITÓRIO SOZINHO?
Claro que sim. Esse é o intuito do E-book o marketing jurídico. E digo mais: SEM VOCÊ NÃO DÁ PRA FAZER MARKETING JURÍDICO. Sempre disse que o marketing não é um botão que se aperta ou depende de uma pessoa contratada só para isso. É preciso muito envolvimento de todos do escritório. Naturalmente é muito bom contratar uma pessoa ou equipe de pessoas que estejam dedicadas em fazer o marketing do escritório, mas eles não farão todo o trabalho por você. Uma grande parte deste trabalho trata de construção de relacionamentos e ativação de redes de contatos e isso depende só de você.
Caso você não tenha tempo ou pessoas para cuidarem do marketing e da comunicação do escritório é muito recomendável que você contrate uma consultoria de marketing e comunicação, cursos e treinamentos nossos ou mão de obra especializada, pois isso encurta o caminho e é muito mais ágil, pois essa pessoa pode economizar uma moeda muito valiosa hoje em dia: TEMPO.
Todo processo de aprendizado, e como professor em cursos de Publicidade e Propaganda desde 2006 posso dizer com muito conhecimento de causa, é um caminho de erros e acertos e tem seu tempo de maturação. A contratação de uma consultoria de marketing e comunicação, olhando por este prisma, acaba sendo vantajosa, pois esses processos que estão neste E-book as 10 regras de ouro do marketing jurídico já são (ou devem ser) velhos conhecidos.
NO FUNDO NADA É DE GRAÇA.
Para baixar o E-book o marketing jurídico você vai fornecer em troca coisas muito preciosas para mim: seu contato, algumas informações sobre você e sua permissão para lhe colocar em meu mailing list. Naturalmente seguimos o Código de Ética Anti-spam da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes que você pode ler aqui. Essa informações são muito importantes para que eu conheça melhor sobre você e sua realidade e vai me permitir continuar a escrever sobre marketing jurídico e a disponibilizar conteúdos cada vez mais relevantes. Como essas informações são importantes para mim, não faz sentido eu vender ou ceder minhas listas para ninguém. Naturalmente em todo e-mail que você receber de mim vai haver um link no final que lhe permitirá sair automaticamente das minhas listas. Isso é mais do que ética, é compromisso de transparência.
VOCÊ NÃO VAI ENTRAR NUMA PIPELINE OU FUNIL DE VENDAS.
Minha intenção é ampliar minha rede de relacionamentos. Muita gente está chamando o “funil de vendas” de marketing digital, mas não é. O que encontramos em abundância pela Internet são pessoas e empresas vendendo os famosos funis de venda como resumo de marketing digital e isso seria um equívoco no meu caso e também no caso de escritórios de advocacia (salvo raras exceções). Não tenho pacotes de produtos ou software de serviço para venda em massa, o que ofereço são serviços customizados de marketing e comunicação para advogados e isso significa meu empenho pessoal e principalmente inteligência de marketing e comunicação.