O planejamento de comunicação e marketing jurídico precisa ser determinado de forma a atingir os objetivos predefinidos, reforçar o posicionamento da marca jurídica e seguir um cronograma claro e factível. Planejar e seguir o planejamento de comunicação e marketing jurídico exige determinação e também bom senso. É preciso saber quando parar e mudar.
Planejamento de comunicação e marketing jurídico
Todo advogado ou escritório de advocacia precisa fazer um planejamento de comunicação e marketing jurídico. Ações soltas, não planejadas e sem objetivos bem definidos fatalmente serão um desperdício de tempo e dinheiro.
Planejar é pensar antes de agir. Fazer ações de comunicação e marketing jurídico sem um planejamento é como sair de casa sem um destino bem definido; é vagar sem rumo.
Por outro lado, todo planejamento de comunicação e marketing jurídico precisa pressupor mudanças de rumo, pois o ambiente e a realidade à nossa volta é mutável. Conheça também Branding e posicionamento para advogados.
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Entenda Como funciona
1. Para planejar é preciso ter um destino certo
O primeiro passo é a definição de um objetivo. O planejamento de comunicação e marketing para advogados sempre começa com um objetivo muito bem definido. Esse objetivo deve estar coordenado com o posicionamento mercadológico que você escolheu.
2. Definição de públicos de interesse
Um planejamento de comunicação e marketing jurídico precisa ter alvos bem definidos. Os públicos de interesse precisam ser escolhidos para que as ações se adequem às suas realidades, linguagens e meios. Nem sempre o meio digital é o mais adequado ou eficiente.
3. Definir as mensagens e meios corretos
Uma das coisas mais difíceis de se fazer ao definir um planejamento de comunicação e marketing jurídico é saber o que falar e quando falar. A compreensão das preferências dos diversos públicos com quem o escritório deve se comunicar é tarefa que vai definir o sucesso ou o fracasso das ações.
4. Programar as ações com um cronograma predeterminado
Aqui é preciso determinar o que falar, para que, falar, quando falar e como falar com seus públicos de interesse. O planejamento de comunicação e marketing jurídico funciona melhor com um mapeamento de públicos e uma boa lista de efemérides setoriais; afinal é difícil ter assunto realmente relevante o tempo todo.
5. Métricas e avaliação de resultados
Avaliar os resultados de um planejamento de comunicação e marketing jurídico faz parte da solução do problema. É aqui que vamos fazer medições com métricas de avaliação, readequar ações e investimentos de modo a potencializar o retorno sobre os esforços feitos.
VANTAGENS
Correta definição de objetivos e metas desejadas
Definir o caminho crítico
Escolha dos públicos de interesse
Com quem preciso falar
Definir um cronograma anual aproveitando as efemérides
Oportunidades de comunicação
ficar atento a mudanças no ambiente de marketing
Adaptação
Mensuração de resultados e reavaliação constante do planejamento
Estar atento ao mercado